Homem teria intimidado moradores e denunciantes para dificultar apurações sobre invasões e desmatamento na Reserva Porto Dias.
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta segunda-feira (13) um suspeito de ameaçar assentados e denunciantes ligados às investigações da Operação Vereda, no Acre. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça Federal após a constatação de que o investigado seguia intimidando testemunhas que colaboravam com as autoridades.
De acordo com a Polícia Federal no Acre, a prisão representa um avanço nas investigações e reforça o compromisso da instituição em combater invasões de terras públicas, desmatamento ilegal e ameaças contra defensores da floresta. O suspeito teria atuado para impedir o andamento das apurações e intimidar os assentados da região.
Deflagrada em 30 de setembro, a Operação Vereda apura crimes relacionados a invasões e desmatamentos ilícitos na Reserva Legal Coletiva do Projeto de Assentamento Extrativista Porto Dias, em Acrelândia (AC). As investigações apontam que a área, destinada à exploração sustentável e subsistência das famílias extrativistas, vem sendo alvo de ocupações violentas, loteamentos clandestinos e extorsões, prejudicando o meio ambiente e as comunidades locais.