Ministra francesa diz que ladrões do Louvre perderam uma das joias roubadas durante fuga

A ministra da Cultura da França, Rachida Dati, afirmou neste domingo (19) que os ladrões que assaltaram uma das galerias do Museu do Louvre perderam na fuga uma das joias roubadas, aparentemente a coroa da imperatriz Eugênia. Em entrevista ao canal “TF1”, ao ser questionada sobre a localização de uma coroa, Dati respondeu que “efetivamente foi encontrada uma joia que está sendo avaliada”, sem especificar qual é, embora o jornal Le Parisien, sem citar fontes, tenha indicado pouco antes que é a coroa da imperatriz Eugênia e que está fraturada.

A ministra destacou que “tudo foi muito rápido”, que os autores são “profissionais” e que, embora uma avaliação do que foi roubado esteja sendo feita, as joias que estavam nas vitrines da coleção de Napoleão e dos reis franceses têm um valor “incalculável”. Insistiu que tudo ocorreu “sem violência”, que também não houve pânico entre o público, que foi retirado pelos funcionários do museu com “profissionalismo”.

Fontes do Louvre explicaram, em mensagem à Agência EFE, que momentos depois de abrir as portas às 9h30 (horário local, 4h30 de Brasília) , indivíduos entraram na galeria Apolo por uma janela que arrombaram. Roubaram joias que estavam nas vitrines, cuja lista precisa está sendo feita, e fugiram em duas motos. O museu foi fechado durante todo o dia “para preservar as provas” para a investigação.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre