Setor em Alerta: Vendas em bares e restaurantes despencaram 4,9% em setembro

Casos de intoxicação por metanol, inflação e endividamento das famílias afugentam consumidores e preocupam o setor alimentício

As vendas em bares e restaurantes caíram 4,9% em setembro, segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), divulgado pela Jovem Pan. O resultado negativo é reflexo de um cenário econômico desafiador, agravado pelo medo gerado pelos casos de intoxicação por metanol, somado à inflação persistente e ao endividamento das famílias brasileiras.

De acordo com a Abrasel, a repercussão dos casos de contaminação por bebidas adulteradas, que se intensificaram no mês de setembro, afetou diretamente a confiança do consumidor. O presidente da entidade, Paulo Solmucci, destacou que o setor enfrenta um duplo impacto: “A população está consumindo menos, seja em refeições ou em bebidas alcoólicas fora de casa. A alta de preços e o medo das bebidas contaminadas reduziram o movimento nos estabelecimentos.”

A análise anual mostra um acúmulo de queda de 3,9% nas vendas. Segundo o economista Guilherme Freitas, da empresa Stone, responsável pelo levantamento, o baixo poder de compra das famílias limita a recuperação do setor. “Mesmo com a queda do desemprego, o endividamento segue alto e compromete o consumo nos bares e restaurantes”, explicou.

O Ministério da Saúde também atualizou o balanço das intoxicações por metanol: já são 133 notificações no país, sendo 46 confirmadas 38 em São Paulo, 4 no Paraná, 3 em Pernambuco e 1 no Rio Grande do Sul. O número de mortes subiu para 10, e outras 87 ocorrências seguem em investigação.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre