Com olhar voltado à inclusão, Mailza lança Caravana do TEA em Rio Branco

Com escuta e acolhimento, o governo do estado lançou nesta segunda-feira, 20, a Caravana do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação, que integra o Programa Mentes Azuis, é coordenada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac). Rio Branco é primeira cidade a receber a ação que irá percorrer os 22 municípios do estado, levando capacitação, acolhimento e informação a famílias e profissionais.

Presente na abertura na Escola Técnica Maria Moreira da Rocha, a vice-governadora Mailza Assis destacou a importância de unir ciência e sensibilidade na construção de políticas públicas. “Ações como essa fortalecem o nosso cuidado com as famílias acreanas. O estudo e a informação são ótimos aliados. Estamos perto das mães que mais precisam. Meu carinho e minha solidariedade a todas elas”, afirmou Mailza.

A Caravana tem como principal objetivo capacitar famílias e profissionais, promovendo acolhimento, formação e inclusão para pessoas com TEA, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD). Com o apoio de oficinas práticas, o projeto apresenta estratégias para lidar com comportamentos desafiadores tanto em casa quanto na escola, fortalecendo o cuidado com famílias atípicas e promovendo uma sociedade mais consciente da neurodiversidade.

Mailza lembrou que o programa é fruto de uma ação conjunta entre diversas secretarias, coordenada pela Fapac. “Essa é uma resposta à necessidade que nós temos de buscar soluções reais para as famílias. A caravana vai percorrer todos os municípios, conversando com as mães, profissionais e crianças, para melhorar a forma de atendimento”, acrescentou.

O presidente da Fapac, Moisés Diniz, destacou que a iniciativa é pioneira no estado. “Precisamos abraçar as mães atípicas. Esse é o primeiro evento do tipo no Brasil, reunindo governo, pesquisadores e famílias para discutir políticas públicas e ações de apoio. Seguimos juntos, fortalecendo laços, inspirando famílias e capacitando profissionais para que nenhuma mãe e pessoa com deficiência seja deixada para trás.”

Durante a passagem pela capital, famílias puderam participar de oficinas temáticas e de serviços gratuitos oferecidos em parceria com órgãos estaduais, como orientações jurídicas, atendimentos de saúde, tipagem sanguínea, aferição de pressão, saúde bucal e corte de cabelo para crianças.

Emenda de R$ 1 milhão para o Mentes Azuis
O Programa Mentes Azuis recebeu investimento de R$ 1 milhão em emendas parlamentares da vice-governadora Mailza Assis, ainda em seu mandato como senadora, além de recursos dos deputados Eduardo Velloso, Maria Antônia Pinheiro e Manoel Morais.

O programa reconhece as mães atípicas, mulheres que cuidam de filhos com autismo ou deficiência intelectual, como agentes de transformação social, oferecendo bolsas de pesquisa, formação e capacitação profissional, além de incentivo à inclusão produtiva e ao empreendedorismo.

Entre as beneficiadas está Alessandra Gomes, mãe e autista, bolsista do projeto. “Sou autista e tenho duas filhas com autismo. Sou bolsista do projeto e tenho aprendido cada dia mais. Essas oficinas nos ajudam a entender melhor nossos filhos e a nós mesmos, além de fortalecer nossa rede de apoio”.

A Caravana TEA tem como foco três eixos principais:

  1. Pesquisa e Produção Científica – bolsas para mães atípicas atuarem como pesquisadoras sobre inclusão e realidade das famílias no Acre;
  2. Formação e Capacitação – oficinas e ações educativas para lidar com comportamentos desafiadores relacionados ao TEA, TDAH e TOD;
  3. Inclusão Produtiva e Empreendedora – estímulo ao empreendedorismo e geração de renda, promovendo autonomia e negócios solidários.

A Caravana seguirá agenda de visitas pelos municípios acreanos ao longo dos próximos meses, consolidando uma rede de apoio e conhecimento em prol da inclusão, da informação e do acolhimento das famílias atípicas.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre