ABESPetro classifica licenciamento da Margem Equatorial como ‘passo histórico’ para autossuficiência do Brasil em petróleo

A Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABESPetro) afirmou nesta segunda-feira (20) que a autorização para a Petrobras perfurar um poço exploratório no bloco FZA-M-059, na bacia da Foz do Amazonas, representa um “passo histórico do Brasil na trajetória para manter a autossuficiência em petróleo”. A entidade destacou que o país enfrenta uma “corrida contra o tempo”, já que desde 2018 não realiza perfurações em novas fronteiras exploratórias.

Segundo a ABESPetro, a licença concedida para a Margem Equatorial permitirá que o Brasil avance em sua segurança energética e abra novas oportunidades para o setor de óleo e gás, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. O projeto também é visto como um impulsionador para o desenvolvimento socioeconômico dessas áreas.

Representando 55 empresas ligadas à exploração e produção de petróleo e gás, a associação ressaltou o papel central da Petrobras no setor. “A estatal é, há décadas, a locomotiva da indústria e indutora de grandes avanços para a economia brasileira”, afirmou a entidade em nota. A ABESPetro também destacou que, embora a transição energética seja inevitável, o petróleo continuará sendo uma fonte essencial da matriz energética mundial por muitas décadas. “O petróleo é elemento fundamental para a superação dos desafios deste processo”, concluiu.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre