O Workshop Regularização Ambiental em Foco, realizado nesta segunda-feira, 27, foi considerado um verdadeiro sucesso. O evento, promovido pelo Fórum Empresarial do Acre em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), teve como objetivo discutir os principais temas ligados à regularização ambiental e apresentar o Selo Verde, ferramenta voltada à certificação de empresas, serviços e produtos comprometidos com práticas sustentáveis.
Durante o encontro, o secretário de Meio Ambiente do Acre, Leonardo Carvalho, apresentou as regras da compensação ambiental, além de oferecer uma contextualização sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA).
Um dos pontos altos do evento foi a mesa-redonda mediada por Felipe Nunes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O debate contou com a participação de Assuero Veronez, presidente do Fórum Empresarial do Acre e da Federação das Associações Empresariais do Acre (Faeac), do deputado federal e presidente da Fieac, Zé Adriano, e do secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho.
Selo verde
O Selo Verde, criado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) junto com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é uma plataforma pública, gratuita e totalmente digital que integra dados ambientais, fundiários e socioeconômicos, além de mapeamentos em alta resolução e imagens de satélite, com o objetivo de monitorar, de forma transparente e com base em dados oficiais, as condições ambientais de imóveis rurais no Acre.




