O Governo Lula transferiu R$ 45 milhões originalmente destinados às obras de recuperação da BR-364 no Acre para outra unidade da federação, provocando apreensão entre autoridades e empresas responsáveis pela manutenção da rodovia no estado.
Os recursos estavam alocados no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e eram destinados aos trechos mais críticos da BR-364, entre Sena Madureira e Feijó — corredor estratégico para o acesso aos municípios do interior e ao Vale do Juruá, especialmente no período de chuvas.
O superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, confirmou o remanejamento nesta terça-feira (4) e afirmou que a retirada ocorreu há cerca de dez dias. Segundo ele, há promessa do Ministério dos Transportes de que os valores serão restituídos ainda esta semana.
“Atrapalha um pouco, né? Porque nós já temos as medições formatadas. As empresas, por enquanto, não pararam de trabalhar. Saiu há 10 dias, mas há previsão de retorno hoje ou amanhã. Estamos aguardando. Não está atrapalhando, mas pode atrapalhar”, declarou Araújo.
De acordo com o superintendente, os recursos retirados estavam vinculados aos lotes 4, 5 e 6 — trecho historicamente apontado como um dos mais desafiadores da rodovia, devido à instabilidade do solo e ao impacto das chuvas intensas na região.
“Esse recurso saiu justamente de Sena Madureira até Feijó. Foi retirado dos lotes 4, 5 e 6”, disse.
Apesar do anúncio de que os valores devem ser restituídos, o episódio reacende a preocupação local com a continuidade das obras, fundamentais para garantir o tráfego e o abastecimento do interior, além de manter o corredor estadual funcionando durante o inverno amazônico.
A BR-364 é considerada a principal ligação terrestre entre Rio Branco e o Juruá, e entraves financeiros costumam impactar diretamente a economia regional e o transporte de pacientes, alimentos e insumos. Informações repassadas pelo portal Ac24horas.





