Ministro Camilo Santana informou que as provas ocorreram sem grandes incidentes e com abstenção semelhante à de 2024.
O primeiro dia de aplicação do Enem 2025 terminou com 3.240 candidatos eliminados em todo o país, segundo balanço divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, neste domingo (9). Apesar do número, o ministro destacou que as provas ocorreram sem grandes intercorrências, registrando abstenção de 27%, percentual próximo ao do ano passado, quando 26,6% dos inscritos não compareceram.
Entre os principais motivos de eliminação estão o porte de equipamentos eletrônicos, a saída antecipada do local de prova, o uso de materiais impressos e o descumprimento das orientações dos fiscais. De acordo com o presidente do Inep, Manuel Palácios, uma pessoa chegou a ser presa durante o exame, mas o caso não teve relação direta com a avaliação.
As provas foram aplicadas em 1.804 municípios, e o segundo dia de exame ocorrerá no próximo domingo, dia 16. Nesta primeira etapa, os candidatos tiveram 5h30 para responder a 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas e elaborar uma redação em língua portuguesa.
O conteúdo abordou temas como língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes e tecnologia da informação.
Três cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba terão aplicação adiada para 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da COP30. Já os moradores de Rio Bonito do Iguaçu (PR), município devastado por um tornado, farão as provas em 16 e 17 de dezembro. Com informações portal Metrópoles.



