Honraria é concedida pela CNC a lideranças que inspiram e fortalecem o setor terciário brasileiro.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou, na quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, a cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito Comercial, uma das mais altas distinções concedidas pela instituição. Criada em 1975, a honraria reconhece personalidades e instituições que, por meio de suas trajetórias e contribuições, se destacam na promoção e fortalecimento do setor terciário, pilar essencial da economia brasileira.

Neste ano, a cerimônia, conduzida pelo presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, agraciou nomes de grande relevância nacional, entre eles o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no Acre, Leandro Domingos, em reconhecimento ao seu trabalho em prol do desenvolvimento econômico e social do Estado do Acre, com ênfase nas áreas do comércio, da educação profissional e do turismo.
Também receberam a insígnia de cavaleiros da Ordem o superintendente do Sebrae Rio de Janeiro e presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antônio Melo Alvarenga Neto, e os médicos e membros da Academia Nacional de Medicina, Jair de Carvalho e Castro e Maurício Younes Ibrahim.
Durante o ato solene, o presidente José Roberto Tadros ressaltou que a Ordem Nacional do Mérito Comercial simboliza a união de esforços entre o empresariado e as entidades representativas em favor de um Brasil mais próspero.
“Com essa cerimônia, a Confederação busca reconhecer grandes figuras dignas da gratidão do empresariado brasileiro e que têm contribuído para melhorar o País”, afirmou Tadros.
Ao receber a honraria do grau Grande-Oficial, Leandro Domingos destacou o caráter coletivo do reconhecimento, enfatizando que a distinção reflete o compromisso do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC com o desenvolvimento sustentável e humano do Acre.

“Esta outorga representa, notadamente, o reconhecimento a um trabalho pautado pela responsabilidade institucional, pela promoção do conhecimento e pelo fortalecimento das relações sociais e econômicas que sustentam o nosso Estado. Recebo esta honraria em nome de todos os que acreditam no poder transformador da educação profissional, do turismo e do comércio como instrumentos de progresso. É uma distinção que transcende o mérito individual e enaltece o esforço conjunto de uma equipe comprometida em servir com ética, competência e visão de futuro”, destacou o presidente.
A Ordem Nacional do Mérito Comercial, instituída pela CNC há quase cinco décadas, é concedida em diferentes graus — Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro — a líderes empresariais, gestores públicos, intelectuais e representantes da sociedade civil que contribuíram de forma expressiva para o aprimoramento das atividades econômicas e sociais do País.




