Tarcísio pode visitar Bolsonaro para tratar da sucessão da direita; pedido foi enviado ao STF

Encontro seria para discutir sucessão da direita em 2026 e futuro político do bolsonarismo.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), possa visitá-lo. O encontro, segundo o documento, tem como pauta principal a sucessão no campo da direita em 2026, com foco na definição de um nome capaz de herdar a força eleitoral do bolsonarismo.

No requerimento, os advogados do ex-presidente afirmam que a visita é necessária para “permitir encontro pessoal específico, a ser realizado em data oportunamente ajustada, preferencialmente na data mais breve possível, em razão da necessidade de diálogo direto com o Peticionante”. O pedido ocorre em meio ao clima de apreensão entre aliados de Bolsonaro, que tratam como real a possibilidade de ele ser transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Na última sexta-feira, 7, após uma cerimônia no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Tarcísio se reuniu reservadamente com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A pauta incluiu estratégias jurídicas e políticas para evitar a prisão do ex-presidente e reforçar o discurso da direita em defesa da anistia dos presos e condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Nos bastidores, a avaliação é de que uma eventual prisão de Bolsonaro teria impacto direto na eleição de 2026. Aliados acreditam que sua ausência inviabilizaria qualquer projeto competitivo da direita, a menos que um nome alternativo seja consolidado com antecedência. Há ainda o temor de que uma nova vitória do PT permita a nomeação de até três ministros ao STF, o que, na visão do grupo, consolidaria um tribunal ainda mais desfavorável ao ex-presidente.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre