A Polícia Rodoviária Federal no Acre (PRF/AC) intensificou, ao longo da semana, as operações voltadas ao combate de crimes veiculares nas rodovias federais do estado. As ações resultaram na recuperação de diversas motocicletas com sinais identificadores adulterados e outras com motores ou registros associados a roubo e furto. As ocorrências foram registradas principalmente na BR-364, nos trechos de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rio Branco.
No dia 10 de novembro, a PRF localizou, no km 735 da BR-364, em Cruzeiro do Sul, uma motocicleta com placa incompatível com o chassi e o motor originais. O proprietário foi identificado e detido por adulteração de sinal identificador de veículo. Dois dias depois, em Mâncio Lima, outra motocicleta também foi apreendida após ser constatada divergência entre a placa exibida e os dados do veículo, reforçando as suspeitas de fraude.

A fiscalização seguiu em Rio Branco no dia 13, quando uma motocicleta com placa adulterada foi encontrada escondida na mata, às margens da BR-364. Já no dia 14, novamente em Mâncio Lima, os policiais localizaram uma Yamaha Factor YBR 125 prata sem placa em um posto de combustível. Após consulta, verificou-se que o veículo possuía restrição de roubo/furto desde dezembro de 2023. Sem condutor no local, a motocicleta foi removida para a delegacia.
Também no dia 13, na BR-307, em Cruzeiro do Sul, a PRF abordou um caminhão que transportava uma motocicleta com placa incompatível. A inspeção do número do motor revelou que ele era produto de roubo ocorrido em 2014, em Rio Branco. O homem que se apresentou como proprietário foi preso por adulteração de sinal identificador e receptação.
A PRF/AC reforça que as fiscalizações são essenciais para desarticular esquemas de adulteração, coibir o comércio irregular de peças e combater crimes de roubo e furto de veículos no estado.



