Cruzeiro do Sul: Rio Juruá dispara e Bombeiros emitem alerta

O Rio Juruá registrou uma elevação expressiva nas últimas duas semanas e, nesta sexta-feira (14), atingiu 8,5 metros em Cruzeiro do Sul. Com a cheia acelerada, grandes balsas de troncos e galhos os chamados balseiros passaram a tomar conta do rio, aumentando os riscos para quem depende da navegação na região.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fluxo de madeiras arrastadas vem de áreas mais altas, incluindo regiões do Peru, e segue até o Amazonas. A corporação alerta que essas estruturas podem bater contra embarcações, provocar colisões e até romper cascos, especialmente de barcos que transportam cargas para municípios do Alto Juruá.

Com a intensificação das chuvas, a tendência é que o nível do Juruá continue subindo, assim como os de rios e igarapés da região. De acordo com o comando dos Bombeiros, o solo já está saturado devido à chuva acumulada nos últimos meses, o que contribui para uma elevação ainda maior dos mananciais.

A orientação é de atenção redobrada aos condutores de embarcações, especialmente neste período de cheia, quando o tráfego fluvial aumenta e os riscos se tornam mais significativos. Com informações do portal Ac24horas.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre