Segurados lesados por descontos irregulares seguem aptos ao ressarcimento; mais de R$ 2,5 bilhões já foram liberados pelo instituto.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que ainda há 1.031.927 segurados aptos a pedir ressarcimento por descontos indevidos, mas que não concluíram o procedimento. Ao todo, 4.841.364 beneficiários foram identificados como vítimas dos débitos irregulares, em um escândalo que veio à tona após uma série de reportagens revelando o esquema.
Segundo o órgão, 3.809.437 segurados (78,7%) já aderiram ao processo de devolução. O INSS também registrou a emissão de 3.758.030 ordens de pagamento, que somam R$ 2,56 bilhões e estão programadas para serem liberadas nesta segunda-feira (17/11), avançando no cronograma de compensações.
O caso, apelidado de “Farra do INSS”, resultou em dezenas de investigações após as denúncias revelarem aumento expressivo nas arrecadações de entidades associativas e milhares de queixas de filiações fraudulentas. As apurações motivaram a Operação Sem Desconto, desencadeada em abril deste ano, que levou às exonerações do então presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
O governo federal prorrogou o prazo para adesão ao acordo até 14 de fevereiro de 2026. Os pedidos podem ser feitos pelo aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou pelos Correios. Caso entidades não realizem a devolução, a orientação é buscar apoio jurídico por meio das Defensorias Públicas estaduais.
As solicitações de ressarcimento já somam 6.194.347 registros. Entretanto, as entidades comprovaram a legitimidade dos descontos para 1.518.586 segurados, que, portanto, não têm direito à devolução direta. Com informações do portal Metrópoles.




