Enem 2025: veja como foi o 2º dia e quem pode pedir reaplicação

Segundo dia teve provas de Matemática e Ciências da Natureza e registrou cerca de 1,7 mil eliminações, segundo o MEC.

O segundo dia do Enem 2025 foi aplicado neste domingo, 16, com provas de Matemática e Ciências da Natureza. De acordo com o Ministério da Educação, cerca de 1,7 mil participantes foram eliminados por diferentes motivos. Paralelamente, cursinhos pré-vestibulares divulgaram gabaritos extraoficiais enquanto o oficial será publicado na quinta-feira, 20, pelo Inep.

Durante o balanço, o ministro Camilo Santana confirmou que, a partir de 2026, o exame também avaliará alunos do 3º ano do ensino médio. Ele afirmou ainda que o MEC solicitou ao Inep um estudo para aplicar o Enem em países do Mercosul inicialmente Argentina, Uruguai e Paraguai como forma de ampliar o acesso de estudantes da região ao ensino superior brasileiro.

Além disso, o pedido de reaplicação das provas começa nesta segunda-feira, 17, e segue até meio-dia de sexta-feira, 21. Podem solicitar reaplicação participantes prejudicados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas, conforme previsto no edital. O requerimento deve ser feito diretamente pela Página do Participante, com login Gov.br e envio de documentação comprovante.

Entre as situações previstas estão doenças como covid-19, varicela, sarampo, poliomielite, influenza e outras registradas no edital. Já candidatos afetados por desastres naturais como os moradores de Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde a prova foi suspensa após um tornado terão reaplicação automaticamente garantida. Em caso de aprovação do pedido, a prova será reaplicada nos dias 16 e 17 de dezembro, apenas no dia em que a participação original foi inviabilizada.

A orientação do Inep é que todos os candidatos que se sentirem prejudicados por fatores externos façam o pedido dentro do prazo. Com informações do portal UOL.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre