Pelo segundo ano consecutivo a Assembleia Legislativa do Acre concorre ao prêmio nacional da UNALE, que elege as melhores iniciativas dos legislativos estaduais.
O Acre disputa o troféu nas categorias “projetos especiais e reportagem legislativa “, destacando o Redação Notal Mil, projeto da escola do Legislativo Acreano, que este ano atendeu mais de 1.700 jovens.
A 28• Conferência Nacional dos Legislativos, acontece de 3 a 5 de dezembro na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, com o tema: Humanidade Conectada: Os Legislativos Estaduais no tempo da IA e das Emergências Climáticas”.
Além do tema central também vai acontecer uma reunião do Parlamento Amazônico, para debater o resultado da COP no Brasil, e a Assembleia anual do Colegiado de presidentes, com a presença confirmada do presidente da ALEAC, deputado Nicolau Júnior.
Em 2024, no Rio de Janeiro, a ALEAC ficou em segundo lugar na categoria projetos especiais, quando apresentou ao Brasil o programa de levou aulas preparatórias para o ENEM a uma aldeia indígena na zona rural de Feijó.




