Operação revela desvio de R$ 3,38 milhões em obras públicas em três municípios do Acre

Ação investiga empresários e servidores suspeitos de fraudar licitações e desviar recursos federais destinados a Senador Guiomard, Plácido de Castro e Assis Brasil.

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram uma operação para combater fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro em municípios do Acre. As investigações apontam que uma associação criminosa atuava para manipular processos licitatórios e superfaturar obras financiadas com verbas federais. O esquema teria causado um prejuízo estimado de R$ 3,38 milhões aos cofres públicos.

A apuração teve início em fevereiro de 2025, após informações repassadas pela CGU no Acre. De acordo com os investigadores, empresários e agentes públicos agiam em conluio para direcionar contratos e simular disputas, utilizando empresas de fachada e se beneficiando de recursos provenientes de emendas parlamentares no formato “emenda Pix”, que permite repasses diretos sem necessidade de convênio ou prestação de contas prévia.

Durante o andamento da investigação, a PF identificou que três empresas da área de construção civil eram usadas para fraudar licitações nas Prefeituras de Senador Guiomard, Assis Brasil e Plácido de Castro. A prática envolvia manipulação de orçamentos, montagem de certames fraudulentos e uso de estruturas empresariais fictícias para legitimar o esquema criminoso.

A operação desta terça-feira resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, além do sequestro de imóveis, veículos e do bloqueio judicial de valores equivalentes ao montante desviado. Todas as ações foram autorizadas pela Justiça Federal no Acre, que acompanha o caso em parceria com os órgãos de investigação.

As autoridades afirmam que o objetivo é desarticular completamente o grupo, identificar novos envolvidos e recuperar os valores desviados, reforçando o combate à corrupção e ao mau uso de recursos públicos federais.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre