Parlamentares de oposição passaram a aderir, nos últimos dias, a uma nova trend nas redes sociais que utiliza ilustrações de famílias estampadas em latas de conserva. A mobilização surgiu como reação ao desfile da escola Acadêmicos de Niterói, que homenageou o desgoverno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e retratou, em uma das alas, conservadores como latas de alimento em conserva. Grande parte dos congressistas recorreu a ferramentas de inteligência artificial para produzir as imagens.
No Acre, o deputado federal Coronel Ulysses (União-AC) entrou na tendência e publicou nos stories uma imagem acompanhada de críticas à esquerda. “A esquerda bandida e criminosa quer a destruição da família. Não vamos permitir”, escreveu o parlamentar.
Em outra publicação, Ulysses ampliou a comparação ao explicar o simbolismo. “Se conserva em enlatados aquilo que tem valor, algo valioso que se quer proteger. O mesmo bem valioso se deixado fora do conservante e não enlatado irá se decompor, apodrecer, deteriorar. Será jogado no lixo!”, afirmou.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), também aderiu à trend. Na postagem, declarou: “Tenho orgulho de estar em conserva pela família e pelos valores. Lutando contra as heresias da esquerda. Sou de direita e morrerei de direita”.
Em outra publicação, Bocalom reforçou o posicionamento ideológico. “Em conserva sim! Fé, família e princípios. É nisso que acreditamos. Sempre fui de direita, com muito orgulho!”, escreveu.


