“O Programa Internet Brasil é a chegada da banda larga móvel aos alunos menos favorecidos de todo o ensino básico”, afirmou a deputada Vanda Milani ao votar favorável ao projeto do Governo Bolsonaro que garante acesso gratuito aos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio da rede pública inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Socais).
“É a tão sonhada democratização da internet para a grande massa da classe estudantil ”, completou a deputada, já que a iniciativa inclui também os alunos do CadÚnico inscritos também nas escolas das comunidades indígenas e quilombolas e nas escolas especiais sem fins lucrativos que atuam exclusivamente nesta modalidade. No Acre, todos os 22 municípios contam com conexão gratuita e de alta velocidade, “e ainda assim a região Norte apresenta baixa adesão de conectados (52,3%), bem inferior a média nacional que é de 81% da população”, completou a parlamentar.
Importância
Para Vanda Milani, o projeto é fundamental para estados como o Acre “com populações indígenas, ribeirinhos e seringueiros que vivem no meio da floresta, desconectados do mundo”. Segundo a parlamentar, há ainda o fator econômico. De acordo com o IBGE, 14,3 % de brasileiros estão desconectados por conta do valor caro de acesso à rede mundial de computadores. “Pelo projeto, o acesso gratuito se dará através da distribuição de chips, pacote de dados ou dispositivo de acesso aos alunos , principalmente celulares”, disse.
Ao finalizar, Vanda Milani lembrou ainda que , pelo texto aprovado na Câmara Federal, o acesso gratuito à internet poderá ser concedido a mais de um aluno por família, ”o que deverá contribuir significativamente para melhorar o processo de ensino/aprendizagem no âmbito domiciliar, favorecendo em muito a família, o principal grupo de toda sociedade”. O projeto segue agora para o Senado Federal. Para a deputada, o binômio internet/educação é sinônimo de inclusão, conhecimento e progresso, “e contará sempre com meu apoio integral”.