Benefício do PIS/Pasep será pago em sete lotes e pode chegar a um salário mínimo no próximo ano
O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026 terá início no dia 15 de fevereiro, conforme calendário aprovado nesta terça-feira (16) pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O benefício é destinado a trabalhadores que exerceram atividade com carteira assinada em 2024 e pode chegar ao valor de um salário mínimo, estimado em R$ 1.621 para o próximo ano.
Os repasses serão feitos em sete lotes, organizados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Recebem primeiro os nascidos em janeiro, em fevereiro, e por último os aniversariantes de novembro e dezembro, em agosto. O saque do benefício poderá ser realizado até o dia 29 de dezembro de 2026.
Para ter direito ao abono, é necessário ter trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada em 2024, ter recebido remuneração média de até dois salários mínimos e estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Além disso, os dados precisam estar corretamente informados pelo empregador na Rais ou no eSocial.
As consultas estarão disponíveis a partir de 5 de fevereiro pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, pelo portal Emprega Brasil (gov.br) ou pelo telefone 158, do Ministério do Trabalho. A estimativa do governo é que cerca de 26,9 milhões de trabalhadores sejam beneficiados em 2026, com um total de R$ 33,5 bilhões em repasses.
A partir de 2026, o abono salarial passará a ser reajustado apenas pela inflação medida pelo INPC, sem ganho real. A regra faz parte da PEC do corte de gastos aprovada em 2024 e prevê a redução gradual do público atendido até 2035, quando o limite de renda será de um salário mínimo e meio.
Calendário de pagamento do abono salarial 2026
- Nascidos em janeiro: 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: 15 de março
- Nascidos em março e abril: 15 de abril
- Nascidos em maio e junho: 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto: 15 de junho
- Nascidos em setembro e outubro: 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro: 15 de agosto
Prazo final para saque: 29 de dezembro de 2026.




