A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Acre (Abrasel-AC) foi declarada de utilidade pública no âmbito municipal. A lei, sancionada pelo prefeito de Rio Branco após aprovação na Câmara Municipal, reconhece a relevância da entidade para o setor de alimentação fora do lar e sua contribuição para a economia e sociedade local.
Conforme estabelecido na legislação, a Abrasel-AC atende aos requisitos para o reconhecimento, incluindo mais de um ano de constituição, atuação em benefício da coletividade, ausência de remuneração para sua diretoria e não distribuição de lucros ou bonificações. Além disso, a entidade promove a educação no município, reforçando seu papel social.
Atualmente, a presidente da Abrasel-AC é Patrícia Parente de Carvalho, e Adriana Macedo Lage ocupa o cargo de primeira conselheira.
A Abrasel é uma organização de cunho associativo empresarial com a missão de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL) em todo o Brasil. O segmento conta com estabelecimentos em todos os 5.570 municípios do país, reunindo cerca de um milhão de negócios e gerando aproximadamente seis milhões de empregos diretos. Atualmente, o setor representa 2,7% do PIB nacional e reflete um hábito crescente no Brasil, com os gastos com alimentação fora de casa correspondendo a 31,1% do total das despesas com alimentos, segundo dados do IBGE.