Pular para o conteúdo

Acordo entre Acre e Madre de Dios firma futura criação de comitê binacional para fortalecer integração econômica

Os estados do Acre (Brasil) e Madre de Dios (Peru) vão criar um comitê binacional para fortalecer a integração econômica. O acordo foi firmado em reunião com representantes do governo acreano, por intermédio das secretarias de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e de Planejamento (Seplan), da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) e do Congresso Nacional do Peru.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, e o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, se reuniram no Congresso Nacional do Peru, localizado no centro histórico de Lima, com o presidente do congresso peruano, Eduardo Salhurana Cavides, para estabelecer estratégias de fortalecimento da integração comercial entre os estados.

“O atual presidente do Congresso Nacional do Peru é da região de Madre de Dios. Este fato criou maior empatia com as pautas de fortalecimento da Rota Interoceânica, que passa tanto por Madre de Dios como pelo Acre”, destacou o titular da Seict.

Durante a reunião foram identificadas as principais necessidades e ações que as regiões vizinhas devem implementar para que ambas possam aproveitar as oportunidades decorrentes do novo porto de Chancay, inaugurado no sábado, 16, em Lima.

Criar uma agenda para desenvolver as questões burocráticas, logística, integração comercial e turística, implantação de voos regionais, integração Acre e Ucayally foram alguns dos temas tratados. Para o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, “a agenda reforça o compromisso do parlamento acreano, em parceria com o governo do Estado, em valorização às potencialidades econômicas e o futuro do estado”.

O titular da Seplan, Ricardo Brandão, participou de forma virtual do encontro, apresentou a proposta de implantação de uma ferrovia entre as cidades de Madre de Dios e Cuzco, se conectando com a ferrovia que já existe rumo ao Porto de Matarani, em Islay, Arequipa, como estratégia para facilitar a travessia dos Andes na principal rota entre os dois departamentos.

De acordo com o presidente do Congresso Nacional do Peru, assim como o Acre precisa de um olhar especial do governo federal, Madre de Dios também precisa do governo peruano para se desenvolver. “É uma grande oportunidade também para a minha região. Podem contar com minha pessoa”, afirmou Cavides.

Também participaram da reunião o presidente da Associação Nacional de Indústrias do Peru; o superintendente do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Paulo Trindade; o coordenador do Grupo de Trabalho Acre-Ucayali, Francimar Fernandes, e assessores do Congresso Nacional peruano.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre