Acre adere ao Programa Centelha para incentivar ideias inovadoras com suporte técnico e financeiro

O governo do Acre, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapac), aderiu ao Programa Centelha, iniciativa nacional que fomenta o empreendedorismo inovador em todo o país.

Presente em todos os estados brasileiros, o programa chega à sua terceira edição em 2025, oferecendo apoio financeiro e acompanhamento técnico para transformar ideias criativas em negócios de sucesso.

Participantes do curso de capacitação do Programa Centelha. Foto: cedida

Após diversas tratativas, em outubro de 2024 a vice-governadora Mailza Assis assinou a carta de anuência para a adesão do Acre. A previsão é que o edital seja publicado em outubro deste ano.

Serão selecionadas 20 soluções inovadoras de todo o estado. Poderão participar microempresas e empresas de pequeno porte (Meeps) sediadas no Acre, com data de constituição de até 12 meses anteriores à publicação do edital, além de pessoas físicas que, se aprovadas, deverão formalizar uma Meep no estado, para contratação e recebimento dos recursos.

Os vencedores receberão aporte financeiro de R$ 80 mil, dividido em duas parcelas, e serão acompanhados pelo programa durante um ano.

A chefe do Departamento de Inovação Tecnológica da Fapac e coordenadora do Programa Centelha no Acre, Shirley Marçal, destacou o potencial da iniciativa: “Empreendedores de todos os municípios poderão se inscrever. É um programa que abre uma oportunidade gigante para os estados e para o fortalecimento de seus negócios”.

Coordenadora do Programa Centelha no Acre, Shirley Marçal abordou a importância do programa para o estado. Foto: cedida

O Programa Centelha é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que operam em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre