Acre ocupa 24º lugar no ranking nacional de indicadores de educação entre os estados

O ranking de competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), trouxe informações sobre a situação da educação no Brasil. No contexto educacional, o Acre figura entre os 4 estados com desempenho mais baixo, ocupando a 24ª posição. Ele fica à frente apenas do Pará, Roraima e Amapá.

Os estados mais bem colocados, neste pilar, foram SP, MG e PR. Em relação à edição de 2022, São Paulo e Minas Gerais mantiveram as posições, enquanto o Paraná subiu da 5ª para a 3ª colocação. Rondônia e Rio Grande do Sul exibiram os maiores avanços de posição no pilar, com saltos de 3 colocações cada, com RO passando da 20ª para 17ª posição e RS da 9ª para 6ª.

Há um amplo conjunto de medidas que precisam ser tomadas para reverter a situação e que vão muito além da melhora da qualificação e remuneração dos docentes, sendo que a melhoria da gestão das unidades educacionais deveria estar no centro das prioridades.

No pilar educação, foram contemplados indicadores de taxa de frequência líquida e qualidade nos ensinos fundamental e médio, além do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). O pilar também inclui o indicador de ‘avaliação da educação’, premiando os Estados que possuem um programa estadual de avaliação da educação básica.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre