Pular para o conteúdo

Acre participa de encontro nacional do Programa Fomento Rural

Representantes de vários estados do país participam nesta quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8, em Brasília (DF), do Encontro Nacional Programa Fomento Rural 2024. O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Pelo Acre, o secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo, e o técnico extensionista Ronei Sant’Ana, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-AC), acompanham os debates.

Entre os principais objetivos do programa federal estão o aumento da capacidade de produção e geração de trabalho e renda com sustentabilidade, além de promover a segurança alimentar e nutricional e a inclusão social de famílias rurais em situação de pobreza. O encontro visa alinhar as ações do Fomento Rural entre todas as instituições participantes.

“Este é um programa que associa assistência técnica em extensão rural ao repasse de recursos não reembolsáveis para famílias do Cadastro Único Rural, do perfil Bolsa Família, para que elas possam fazer pequenos investimentos produtivos e, com isso, tenham mais possibilidades de participar de processos de inclusão produtiva rural, que tenham sua segurança alimentar e nutricional garantida”, explicou Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Representantes do Acre, secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo, e o técnico extensionista da Emater-AC, Ronei Sant’Ana, ao lado de Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Foto: Wesley Moraes/Repac

No Acre, o programa será executado a partir do próximo ano, pela Secretaria de Estado Agricultura (Seagri) e Emater-AC. “Identificamos 1,7 mil produtores, em 15 municípios que sofrem com as enchentes, para serem incluídos no Fomento Rural. Precisamos dar as condições para que estes agricultores possam superar estas dificuldades, por meio do uso de tecnologia, fomento e assistência técnica”, afirmou Azevedo.

A iniciativa focará em auxiliar produtores rurais, extrativistas e indígenas na elaboração de projetos produtivos. “A intenção é que esse público tenha a capacidade de encontrar novos mercados e acessar, por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar”, comentou o técnico Ronei Sant’Ana.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre