Representantes do governo do Acre participaram de uma videoconferência nesta terça-feira, 9, com mais de 100 pessoas, entre elas representantes do governo peruano e do governo federal brasileiro para tratar da integração fronteiriça entre Brasil e Peru.
O secretário de planejamento, Ricardo Brandão e o coordenador da casa civil, Ítalo Medeiros, foram os representantes do governo do Estado na reunião preparatória para a 8ª Reunião da Comissão Vice-Ministerial de Integração Fronteiriça Brasil-Peru. De acordo com Medeiros, durante as tratativas foram tratados os problemas que serão levados para o próximo encontro que será realizada em Brasília no dia 17. E contará com a presença de ministros, diplomatas e demais representantes governamentais.

“Atualmente vivemos um momento de fortalecimento dos laços de integração fronteiriça com o Peru, com reafirmação dos interesses de ambos os países de construção de uma agenda de desenvolvimento regional conjunta que se traduza na melhoria da qualidade de vida de nossas populações. Estamos muito otimistas e empenhados para que possamos avançar ainda mais rápido na conquista de objetivos comuns e na superação de desafios típicos de nossa região”, destacou Brandão.
A integração fronteiriça é o tema prioritário da cooperação entre os dois países. O Brasil divide com o Peru sua segunda fronteira mais extensa, atrás apenas da divisa com a Bolívia. Em 2009, foi criada a Comissão Vice-Ministerial de Integração Fronteiriça Brasil-Peru (CVIF), em que são tratados temas como segurança pública; transportes; saúde na fronteira; cooperação ambiental fronteiriça e comércio bilateral.