A Expoalimentaria é a maior feira do setor de alimentos da América Latina. Este ano, o evento conta com a participação de pelo menos 16 empresas acreanas. Nesta terça-feira, 24, empresários acreanos e representantes do governo do Estado se reuniram no seminário Oportunidades Brasil-Peru no Setor de Alimentos e Bebidas, evento preparatório para a Expoalimentaria, realizada em Lima.
Pelo governo do Acre, participaram representantes da Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Agência de Negócios (Anac). O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga; o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Paulo Trindade; e representantes do Sebrae e Federação das Indústrias do Acre (Fieac) também estiveram presentes.
Com a presença do embaixador do Brasil em Lima, Clemente Soares, o encontro, promovido pela Embaixada do Brasil em Lima e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, apresentou aos participantes como funciona Pavilhão Brasil na feira e esclareceu dúvidas. “Momento importante de interação e aprendizado”, observou o diretor de Administração e Finanças da Anac, Hamilton de Araújo Júnior.
O Acre terá um estande no Pavilhão Brasil, com mostra de produtos acreanos e dando suporte ao grupo de empresários acreanos que se deslocaram à capital peruana em busca de novos mercados.
O empresário Paulo Santoyo, da Agroindústria Dom Porquito, falou sobre a experiência de participar de edições anteriores e expectativa para Expoalimentaria: “A gente vem trazendo uma linha nova de produtos para apresentar para os clientes. A feira sempre tem sido para nós um grande sucesso e a gente espera, com o apoio do governo, chegar a novos clientes, novas oportunidades e aumentar nossas exportações. A Dom Porquito está dobrando a sua capacidade de produção e o objetivo é conquistar mais clientes, para dobrar essa produção em 2025”.
A Expoalimentaria de estende de quarta-feira, 25, a sexta, 27, reunindo empresas da indústria de alimentos e bebidas, comerciais exportadoras, tradings, entidades setoriais e cooperativas, para a promoção exclusiva de produtos brasileiros. “É mais uma oportunidade que trará importantes resultados para a economia do nosso estado”, enfatizou o deputado Luiz Gonzaga.