Olho neles!

Acre sedia evento para debater mecanismos de controle social dos gastos públicos 

Especialistas de diferentes setores da atividade profissional estarão reunidos, no próximo dia 18 de junho, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para discutir os mecanismos de controle dos gastos públicos e a participação da sociedade como agente de controle externo. O “Abraçando o Controle Social” tem como objetivo divulgar informações sobre a administração pública e fortalecer a participação social nas áreas de tributação, finanças, gestão e áreas afins.

A iniciativa é do Conselho Federal de Contabilidade, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Observatório Social do Brasil (OSB), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Tiago Dell Agnolo ressaltou a importância do evento/divulgação

No Acre, o evento conta ainda com a parceria do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AC), Conselho Regional de Administração (CRA-AC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre, Tiago Rosella Dell Agnolo, destaca a importância do encontro para os profissionais de diversas áreas. “É uma grande oportunidade de ampliar o debate sobre o fortalecimento do controle social sobre os gastos públicos. A categoria dos contadores tem uma grande contribuição a oferecer, por que conhecemos a legislação e estamos lidando no dia a dia com os principais desafios da área”, disse ele.

Trata-se de um acontecimento de abrangência nacional, com a participação de profissionais de vários estados, ligados a conselhos de classes e órgãos públicos de fiscalização e controle. A programação, que inclui palestras e debates, acontecerá durante toda a manhã do sia 18, tendo como público os contadores, administradores de empresas, gestores públicos e representantes de órgãos como Tribunais de Contas, Ministério Público e conselhos sociais.

Entre outros, já confirmaram participação no evento o ouvidor adjunto geral da União, Fábio Valgas; o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda; e o promotor de justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro.