Acre sedia reunião do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distritais e reforça o protagonismo da educação amazônica

O Acre sedia, nos dias 5 e 6, quarta e quinta-feira, a 4ª Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede). O encontro, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), em Rio Branco, reúne representantes de todo o país para discutir o fortalecimento das políticas públicas educacionais.

Promovido pelo Foncede, em parceria com o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e do Conselho Estadual de Educação do Acre (CEE), o evento tem como objetivo consolidar o papel dos conselhos na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas educacionais.

Durante a abertura, o presidente do Foncede, Felipe Michel Braga, destacou a alegria de realizar pela primeira vez a plenária no Acre e agradeceu a recepção do povo acreano.

“É uma satisfação muito grande estarmos aqui. A função da educação é formar pessoas para a vida e para a cidadania, garantindo mais qualidade de vida e potencializando o desenvolvimento do nosso povo”, afirmou.

Presidente do Foncede, Felipe Michel Braga, destaca o papel dos conselhos de educação no fortalecimento das políticas públicas. Foto: Douglas Bocardi/SEE

O secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, ressaltou a singularidade da educação amazônica e o compromisso do governo em garantir o acesso à aprendizagem em todos os territórios.

“O Acre é pequeno em território, mas grande em força. Nossa educação emerge da floresta, chega onde muitas vezes nenhum outro serviço público alcança. Isso mostra o desafio e o compromisso de fazer educação na Amazônia”, destacou.

Secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, ressalta os desafios e a força da educação amazônica. Foto: Douglas Bocardi/SEE

A presidente do CEE, Elisete Silva Machado, afirmou que o evento simboliza o reconhecimento da potência da educação regional e da diversidade que marca o território acreano.

“Receber o Foncede no coração da Amazônia é um gesto simbólico e necessário. Aqui, tudo pulsa em ritmo próprio, a floresta é morada e a diversidade é nossa maior riqueza. A educação que se faz nesse chão precisa dialogar com a vida que brota das margens, das aldeias e das comunidades”, declarou.

Presidente do Conselho Estadual de Educação do Acre, Elisete Silva Machado, enfatiza a importância do diálogo e da valorização da diversidade na educação regional. Foto: Douglas Bocardi/SEE

O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação é realizado periodicamente em diferentes estados e tem se consolidado como um espaço de diálogo, cooperação e integração entre os sistemas de ensino. Por meio da troca de experiências e da construção coletiva, o Foncede contribui para o fortalecimento das políticas públicas educacionais em todo o país.

Participaram do evento

A presidente do Conselho Estadual de Educação do Acre, Elisete Silva Machado;

O secretário de Estado de Educação e Cultura do Acre, Aberson Carvalho;

A representante do Conselho Nacional de Educação, conselheira Leila Perussolo;

A coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Vômia Maria de Araújo;

A representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e secretária Municipal de Educação de Senador Guiomard, Elisângela Martins;

O promotor de Justiça da Promotoria Especializada de Defesa da Educação, Abelardo Townes de Castro Júnior;

O presidente do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec), Alírio Vanderlei Neto.

Também participou, de forma online, o secretário de Gestão de Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do Ministério da Educação (MEC), Evânio Antônio de Araújo Júnior.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre