Pular para o conteúdo

Advogado Zé Lopes leva projeto ‘Eu, Cidadão’ a comunidades rurais de Rio Branco

O “Eu, Cidadão” é um projeto criado pelo advogado Zé Lopes para levar informações e esclarecimentos aos cidadãos de maneira gratuita, através das redes sociais, canal de atendimento, site, além de encontros periódicos, em que se realizam, com a ajuda de parceiros, mutirões para documentação e orientações jurídicas, além de emissão de documentos necessários aos produtores da zona rural de Rio Branco.

No último final de semana, junto ao Instituto de Desenvolvimento Socioambiental (IDS), o projeto realizou uma Ação Assistencial para agricultores familiares e pequenos empreendedores rurais. Na ocasião, foi possível garantir a Emissão de Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), emitir declarações de Posse Rural através do SAFER-RB-AC (Sindicato dos Agricultores Familiares) e orientações jurídicas variadas, desde aposentadoria até acordos de divórcio, passando por orientações sobre os direitos de pessoas autistas, entre outras demandas da comunidade assistida.

“O Eu, Cidadão nasceu da minha vontade e de outros amigos, que entraram como parceiros, de ajudar. Em todos os lugares do Acre ou pelas minhas redes sociais, eu sempre recebi muitos pedidos de ajuda na área jurídica, além de dúvidas sobre direitos, documentos… Foi ganhando corpo e passamos a realizar também esses encontros, em que as pessoas podem tirar dúvidas ou já resolver alguns dos seus problemas ali, na hora. É muito gratificante”, acrescentou Zé Lopes.

Nesta edição, que aconteceu na Comunidade do ramal do Quinoá, foram ministradas palestras com especialistas sobre aposentadoria rural, emissão de CAR, contabilidade para associações e produtores rurais, além de prestadores de serviços disponibilizados para prestar assistência técnica para acesso ao crédito rural nos principais bancos e assistência jurídica sobre organização de documentos diversos, como é o caso da Dona Roseane Lima, que veio se informar sobre a emissão da carteirinha do autista para um dos filhos e trouxe o sogro para iniciar o processo de criação de uma associação de produtores locais.

“Tá sendo muito gratificante, eu mesma já tirei várias dúvidas, peguei o endereço e os telefones para resolver a questão do meu filho. O pessoal tá bem agradecido, deu muita gente aqui hoje! Mas a gente tá bem atendido, graças a Deus e ao pessoal que veio de voluntário, na boa vontade de ajudar!”, disse Dona Roseane.

Para acessar as informações e saber do calendário das próximas atividades e tirar suas dúvidas, basta acessar as redes sociais do Zé Lopes @zelopesac ou o site www.zelopesac.com.br. Você também pode acessar os conteúdos informativos do Eu, Cidadão no Youtube e ficar por dentro dos seus direitos.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre