COLUNA VOCÊ SABIA?

Afinal, o nome certo é Grã-Bretanha, Inglaterra ou Reino Unido?

Um leitor me enviou essa dúvida na Caixa de Sugestões da última coluna e é realmente um fato bem interessante de se abordar já que não existe um consenso da mídia em como vão chamar a região que nos últimos tempos tem entrado muito em evidência devido ao casamento real. Primeiramente o que você precisa saber é que existe um arquipélago no noroeste do continente europeu chamado de Ilhas Britânicas que é um conjunto de mais de 6 mil ilhas dentre as quais se destacam a ilha da Irlanda e a maior delas, uma ilha chamada Grã-Bretanha. A partir daí já temos a primeira informação, Grã-Bretanha é uma ilha e tem aproximadamente o tamanho do estado de Roraima.

Imagem/Internet

Nessa ilha se localizam dois reinos, o Reino da Inglaterra e o Reino da Escócia, e ainda o País de Gales que era um principado inglês, eles tiveram que ter uma ligação pessoal quando em 1603 o rei Jaime VI da Escócia herdou o trono da Inglaterra criando uma união entre as duas nações com capital em Londres, o que resultou em 1707 na assinatura do Tratado da União que unia os dois reinos para a criação do Reino da Grã-Bretanha, na qual a Rainha Ana seria a primeira governante dos dois reinos unificados.

O Reino da Grã-Bretanha existiu até 1801 quando a terceira parte da nossa dúvida começa a ser respondida, a ilha da Irlanda decide se unir ao Reino da Grã-Bretanha e no dia 1º de janeiro foi formado o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Apesar da união, cada região tinha sua cultura em particular e ser associado aos britânicos começou a incomodar os irlandeses que então mais de cem anos depois começaram um movimento de separação e após a 1ª Guerra Mundial iniciaram a Guerra da Independência da Irlanda que durou até 1921. Dentre os episódios está o chamado Domingo Sangrento, um violento protesto nas ruas irlandesas que foi abordado pela banda U2 na música Sunday Bloody Sunday.

Imagem/Internet

m 1922 uma parte da Irlanda, mais precisamente o Sul, finalmente conseguiu sua independência formando o Estado Livre Irlandês e se separando do Reino Unido, a parte do Norte permaneceu e assim surgiu o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, que permanece até os dias de hoje, todos sob soberania real da Rainha Elizabeth II mas cada um com seu próprio primeiro ministro. Sendo assim a Inglaterra é um dos países da ilha da Grã-Bretanha, que em união com Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte formam o Reino Unido e os três nomes são aceitos para definir o país que tem Londres como capital.

Na história moderna, tivemos um descontentamento dos escoceses com os britânicos e em 2014 foi convocado um plebiscito para saber se as pessoas aprovariam uma separação da Escócia do Reino Unido, 55% dos escoceses votaram por continuar na união. Também tivemos o episódio da saída do Reino Unido da União Europeia em 2016, o chamado Brexit, que não teve apoio da Escócia.