O empresário Afonso Fernandes, no último dia 02 de outubro se elegeu deputado estadual pelo Partido Liberal (PL), com a maior votação dos que postularam o cargo à Assembleia Legislativa do Acre pela agremiação do Presidente Jair Bolsonaro.
O político foi eleito com 5.731 votos. É forte candidato à liderança do Partido na Casa Legislativa, da qual, a partir do próximo ano, passará a fazer parte. Afonso Fernandes não será um novato no exercício de um mandato parlamentar. Já exerceu o cargo de vereador da cidade de Rio Branco.
Afonso Fernandes foi o fundador da Democracia Cristã no Estado do Acre. Com sua eleição ao cargo de deputado estadual, muito embora tenha sido eleito pelo Partido Liberal, os valores da Democracia Cristã, com certeza, será objeto da sua ação parlamentar.
Uma das preocupações da Democracia Cristã é a interação dos povos da América Latina. Propõe a Democracia Cristã que “…as universidades latino-americanas procedessem a uma aproximação entre as nações da América Latina, divulgando permanentemente, por meio da criação de departamentos especializados, o conhecimento da História, da cultura e da realidade econômica e social dos países latino-americanos e fomentando o intercâmbio universitário, com consignação de bolsas de estudo para professores e alunos”.
Nas últimas eleições em que se elegeu deputado estadual, Afonso Fernandes fez “dobradinha” com Antônia Lúcia, que se elegeu deputada federal pelo Republicanos. Antônia Lúcia, anteriormente, já havia sido eleita deputada federal por um partido de viés cristão (PSC).
Antônia Lúcia e Afonso Fernandes, ambos com história de militância na Democracia Cristão, já anunciaram que vão se empenhar no sentido de dar cumprimento ao que prevê o artigo 4º, parágrafo único da Constituição Federal, ou seja, lutarem pela integração latino-americana, como bandeira da Democracia Cristã, como bandeira tradicional da referida Democracia Cristã.
No propósito de darem aos seus mandatos um direcionamento sob inspiração da Democracia Cristã, já concertaram que lutarão pela construção da estrada ligando a cidade de Cruzeiro do Sul à cidade de Pucallpa, no vizinho Estado do Perú.
Além dessa bandeira da integração latino-americana, de inspiração na Democracia Cristã, no que diz respeito ao desenvolvimento do Estado do Acre, Antônia Lúcia e Afonso Fernandes acreditam no agronegócio como atividade que pode gerar emprego e renda para dinamizar a economia do Acre, estagnada que ficou por políticas equivocadas de governos passados.