Segura peão

Agenda dos esportes com cavalos da Expoacre é definida, veja a programação

Em 2019 teremos a 46ª edição da tradicional Expoacre que será realizada entre os dias 27 de julho e 4 de agosto, o evento acontece todos os anos no Parque de Exposições Wildy Viana na Rodovia AC-40, uma das principais atrações são os esportes equestres – que são praticados a cavalo – e nesta semana a secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, se reuniu com os representantes dessas modalidades para definir a agenda das atividades.

Prova de três tambores

Essa modalidade é uma das favoritas de quem frequenta a festa, exige velocidade e coordenação motora por parte do cavaleiro ou da amazona, para conseguir contornar três tambores distribuídos na forma de triângulo no menor tempo possível, na Expoacre ocorrerá nos dias 31 de julho e 1º de agosto na Arena de Rodeios.

Vaquejada

A vaquejada começa logo no dia seguinte à final da prova de três tambores, e vai do dia 2 a 4 de agosto. O objetivo é encurralar um boi com os cavalos e derrubá-lo puxando-o pelo rabo, é necessário deixá-lo com as quatro patas para cima para marcar pontos. Essa modalidade chegou a ser considerada inconstitucional no Brasil em 2016 pelo STF e foi regulamentada no ano seguinte pela Câmara Federal através da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/2016, conhecida como PEC da Vaquejada.

Prova do Laço

A prova do laço acontecerá no dia 3 de agosto das 9h às 16h, nessa modalidade o peão montado a cavalo deverá laçar um boi que é solto à sua frente.