Agropecuária, agricultura e agronegócio: semelhanças e diferenças

Apesar de parecerem sinônimos, agropecuária, agricultura e agronegócio têm diferenças estruturais. Todos fazem parte do setor rural, que é um dos principais pilares da economia brasileira. O agronegócio nacional, por exemplo, é um dos mais representativos do mundo, sendo responsável por 26,6% do Produto Interno Brasileiro (PIB) do Brasil.

Para entender as diferenças, é preciso compreender as peculiaridades de cada um dos termos. 

O que é agricultura?

Derivado do latim, agricultura significa “a arte de cultivar” a terra em específico. Dessa forma, é o cultivo terrestre de alimentos e matéria-prima, fazendo parte do primeiro setor da economia. Entre os cultivos mais comuns no Brasil estão os de cereais, soja, cana-de-açúcar, café e diversas frutas.

Entretanto, o principal foco da agricultura é a produção de comida para humanos e animais. O método mais comum e lucrativo para o mercado é da agricultura intensiva, com os altos índices de extração e capital investido. Uma característica desse modelo é a grande utilização de fertilizantes e agrotóxicos.

Ainda assim, existe uma variedade de outros tipos dessa atividade, que pode ser dividida em:

  • comercial;
  • familiar;
  • orgânica;
  • regenerativa;
  • biodinâmica;
  • biológica;
  • sintrópica;
  • permacultura.

O que é a agropecuária?

A palavra “agropecuária” é a união dos termos “agricultura” e “pecuária”. O primeiro, como falado, faz referência aos cultivos do solo; já o segundo diz respeito a criação de animais. Essa atividade é que diferencia a agropecuária da agricultura. 

Assim como a agricultura, a agropecuária também faz parte do primeiro setor da economia, tendo como foco oferecer produtos e matéria-prima para a economia brasileira.

A agropecuária é muito forte no Brasil, sendo a terceira maior de todo o mundo. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um em cada três empregos brasileiros são nessa área. 

O que é agronegócio?

O agronegócio abrange todas as atividades relacionadas ao setor do agro. Dessa forma, é uma combinação da agricultura, pecuária, pesca, silvicultura e exploração florestal. Tudo isso somado às atividades do mercado nacional e/ou internacional.

Logo, a principal diferença entre o agronegócio e os outros dois é o fato de que este engloba toda a cadeia produtiva, estando presente nos três setores da economia: matéria-prima, industrialização e comercialização.

Fonte: Sygma Sistemas, eCycle, Fundação Instituto de Administração, Agrolink, Stoodi, Fundação de Economia e Estatística.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre