O deputado federal Alan Rick (DEM) e Jorge Viana (PT) foram os dois que receberam mais intenções de voto para a pergunta: “Em quem você votaria para senador do Acre?”. Alan Rick recebeu cerca de 29% dos votos, enquanto Viana teve 27% da preferência dos entrevistados, para a nova pesquisa da XP Consult, em parceria com A GAZETA. O relatório foi divulgado, no último sábado, 25, e contou com a participação de 580 moradores das dez regionais administrativas de Rio Branco. As entrevistas foram coletadas presencialmente, entre os dias 13 e 23 deste mês, em 14 pontos de fluxo. A margem de erro é de 4% e nível de confiança de 95%.
Marcia Bittar (sem partido) aparece com 10%, seguida pela senadora Mailza Gomes (PP), com 7%. Vanda Milani (PROS) e Sanderson Moura (PSOL) aparecem empatados, ambos com 3%. Brancos e Nulos somam 11%, e Não Sabem ou Não Responderam 10%.
Avaliação deputados
A pesquisa também avaliou a atuação dos parlamentares da bancada federal do Acre, perguntando aos entrevistados qual o senador e deputado federal que mais trabalha pelo Acre.
Entre os senadores, Marcio Bittar (sem partido) teve a melhor avaliação entre os eleitores de Rio Branco, com 31%. Petecão (PSD) aparece em segundo, com 25%, e Mailza Gomes (PP) com 9%. Não Sabem ou Não Responderam somaram 35%.
Entre os deputados federais, Mara Rocha lidera e é considerada a parlamentar que mais trabalha pelo Acre, com 23%, seguida por Alan Rick, com 19%, e Jéssica Sales (MDB), com 11%. Flaviano Melo (MDB) pontuou com 10%, Perpétua Almeida (PCdoB) com 8%, Léo de Brito, 4%, e Vanda Milani e Jesus Sérgio (PDT), ambos com 2%. Não Sabem ou Não Responderam somaram 21%.
Pesquisa Big Data
Em outra pesquisa, realizada pela Realtime Big Data, no início de dezembro, o ex-governador e ex-senador Jorge Viana (PT) apareceu como primeira opção dos acreanos para o cargo de senador do Estado, com 22% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada via telefone com 600 eleitores acreanos, sob encomenda da TV Gazeta. Os dados foram coletados nos dias 29 e 30 de novembro deste ano e o nível de confiança é de 95%.
Com informações A Gazeta do Acre