Alan Rick reforça apoio às cooperativas de farinha e reciclagem no Juruá

Senador garante recursos para cinco casas de farinha móveis e destaca investimentos que fortalecem a tradição e a renda das famílias do Vale do Juruá.

O senador Alan Rick (União-AC) esteve nesta sexta-feira, 29, em Cruzeiro do Sul, onde se reuniu com trabalhadores ligados à Central das Cooperativas do Vale do Juruá e visitou os catadores e cooperados da Coopsul. A agenda teve como foco ouvir as demandas e fortalecer a atuação dessas organizações que geram renda, dignidade e impacto ambiental positivo para centenas de famílias da região.

Na Coopsul, Alan Rick destacou o investimento de R$ 300 mil destinado pelo mandato para a aquisição de equipamentos já entregues, como empilhadeira, máquina de triturar vidro e triciclos, que têm melhorado as condições de trabalho dos catadores e recicladores. “São ferramentas que dão mais eficiência e valorizam o esforço de quem mantém a cidade mais limpa e sustentável”, afirmou.

Mais cedo, na reunião com representantes da Central das Cooperativas do Vale do Juruá, que reúne produtores de farinha da região, o senador reforçou a importância do diálogo direto com as bases produtivas. “As cooperativas são fundamentais para o fortalecimento da economia local. Meu papel é escutar os trabalhadores e buscar soluções que garantam melhores condições para produzir e comercializar, sempre com respeito à tradição cultural que faz de Cruzeiro do Sul a capital nacional da farinha”, disse, lembrando a lei de sua autoria que reconheceu oficialmente o título.

Alan Rick também destacou os investimentos do mandato para a valorização da cultura da farinha. Entre as ações, estão a entrega de kits de farinha para diversas comunidades do Juruá, ainda quando era deputado federal, e os novos recursos já garantidos para a aquisição de casas de farinha móveis. Além disso, o senador ressaltou que ,em breve, ele e o prefeito Zequinha devem assinar a ordem de serviço para a revitalização do Mercado do Agricultor, um sonho dos trabalhadores.

Outras emendas já foram alocadas para mecanização agrícola, com tratores, retroescavadeiras, escavadeiras, caminhões e vários equipamentos, reforçando a estrutura produtiva rural do município.

Ao final dos encontros, o senador ressaltou que apoiar as cooperativas, tanto de produção agrícola quanto de reciclagem, é investir em geração de renda, preservação ambiental e valorização cultural. “O mandato segue de portas abertas para ouvir e caminhar junto com quem faz a diferença no dia a dia do nosso povo”, concluiu.

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre