Alan Rick vence disputa, e candidatura apoiada por Fábio Rueda é indeferida em Manoel Urbano

Após uma disputa judicial pelo diretório do União Brasil em Manoel Urbano, no interior do Acre, o juiz da 3ª Zona Eleitoral, Eder Jacoboski Viegas, decidiu que o controle do diretório municipal fica com o indicado do senador Alan Rick, presidente estadual da sigla. Essa decisão, além de alterar o comando do diretório, muda os rumos das eleições no município, pois a candidatura de Izaute Vaz pelo União Brasil foi indeferida.

A disputa entre Alan e Rueda, suplente de deputado federal, começou em 2022, quando Rueda assumiu o controle do partido e formou diretórios com seus aliados. Com a volta de Alan Rick à presidência do partido, ele destituiu as composições municipais, incluindo a de Manoel Urbano.

Duas convenções ocorreram no município: uma liderada por Rubenildo do Nascimento, indicado por Rueda, que escolheu Izaute Vaz como candidato a prefeito; e outra por Marcilo Silvestre Levi, aliado de Alan, que decidiu pelo apoio à candidatura de Macarrão (Republicanos). A justiça, ao analisar o mérito, cassou a liminar que favorecia o grupo de Rueda, tornando a convenção de Nascimento inválida e indeferindo a candidatura de Izaute.

Com isso, o União Brasil em Manoel Urbano apoiará Macarrão para a prefeitura, mantendo a chapa proporcional de vereadores. A eleição agora contará com apenas dois candidatos: Macarrão do Republicanos e Toscano Velozo do Progressistas.

“ANTE POSTO, INDEFIRO o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP)…”, declarou o juiz Eder Jacoboski Viegas em sua sentença.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre