RECONHECIMENTO

Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Maçom

Foi realizado nesta quinta-feira (22) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Maçom.

Esteve presente na cerimônia o Grão-mestre Osmir Lima, que agradeceu a homenagem concedida pelo Poder Legislativo Acreano e fez um breve histórico sobre a Maçonaria no Brasil. 

Imagem/Divulgação

A data é comemorada no dia 20 de agosto no Brasil, pois nessa data em 1822 aconteceu uma sessão histórica entre duas lojas maçônicas no Rio de Janeiro, onde o maçom Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a independência do Brasil.

Teria sido pelo impulso da Sociedade Maçônica que Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil 18 dias depois, em 7 de setembro. A data oficial foi registrada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o 20 de agosto o Dia do Maçom no país.

Sobre a sessão, o deputado estadual Fagner Calegário (sem partido) disse:

“Aproveito a presença do vice-governador do Acre, Major Rocha, para dizer que eu espero que os princípios e valores da maçonaria que são a liberdade, igualdade e fraternidade, possam de forma verdadeira fazer o diferencial nesse governo. Que a liberdade seja exercida com ordem, respeito e justiça, esses são de fato os meus verdadeiros votos. No mais, entendo o quão é difícil buscar a perfeição, a lapidação acontece no nosso dia a dia. As pessoas nas ruas te veem como um diferencial. Neste sentido, quero agradecer por fazer parte dessa família e dizer que a casa legislativa estará sempre à disposição da entidade. Vamos continuar trabalhando para contribuir com a melhoria da nossa sociedade”.