Além de trabalhar para ter o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (sem partido) como seu candidato a vice nas eleições de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende entregar ao ex-tucano a chave do Ministério da Agricultura.
Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o assunto estaria sendo tratado nas negociações entre Lula e Alckmin. A intenção do petista seria diminuir a rejeição do agronegócio à sua candidatura, além de dar maiores atribuições e responsabilidades ao ex-governador paulista, que tem dito, nos bastidores, não querer ser um vice “decorativo”.
Sem partido desde que deixou o PSDB, Alckmin deve se filiar ao PSB, mas também vem conversando com Solidariedade e PV. Até mesmo o PSD do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que pretendia lançar o ex-tucano ao governo do Estado, seria uma das possibilidades caso o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), desista de se lançar na disputa pelo Planalto.
“Eu entendi que Geraldo quer ser um vice ativo, que contribui para a governabilidade e para as ações do governo”, afirmou o presidente da Federação dos Químicos de São Paulo, Sérgio Leite, que recentemente participou de um encontro de Alckmin com dirigentes sindicais. “Ele quer ter um espaço de diálogo, de construção e aconselhamento.”