O ministro Alexandre de Moraes, do Superior Tribunal Federal (STF), na noite deste domingo, 07, de maneira autoritária determinou que a Polícia Militar faça a imediata liberação do tráfego de veículos na Rua Colômbia e vias adjacentes, no bairro Bosque, nas proximidades do 4ºBIS, em Rio Branco. Moraes fixou uma multa no valor de R$ 100 mil para os veículos que obstruem as vias citadas e ainda aos supostos financiadores do movimento popular.
De acordo com o documento, Jorge Moura e o também agricultor Henrique Neto, da fazenda Nictheroy, no município de Senador Guiomard, seriam os principais responsáveis pelos atos no Acre e por isso, também devem ser multados em R$ 100 mil.
Neste domingo, se completaram cinco dias seguidos das manifestações que ocupam os portões de bases militares em todo o país como forma de “pedir socorro” às Forças Armadas e também de forte o caráter anticomunista. O movimento é popular, sem a presença de políticos e sem lideranças formais, o que coloca em cheque a decisão do ministro em multar os fazendeiros acreanos.