Ampliação da Área de Livre Comércio volta ao debate após articulação de José Adriano

Deputado acreano articula apoio do setor produtivo e vê momento político favorável para destravar projeto no Congresso.

O deputado federal José Adriano (PP-AC) recolocou em pauta, na Câmara dos Deputados, a proposta de ampliação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS) para incluir o município de Mazagão, no Amapá. A iniciativa retoma um projeto que estava parado desde 2021 no Congresso Nacional e que, apesar do potencial econômico, não avançou nas comissões da Casa.

A proposta é de autoria original do deputado amapaense Vinícius Gurgel, mas acabou emperrada ao longo da tramitação. Ao tomar conhecimento do tema, José Adriano decidiu assumir o protagonismo da articulação política e levou o debate diretamente ao setor produtivo do Amapá, participando de reuniões no último fim de semana com lideranças empresariais e industriais do estado.

O assunto foi discutido em encontros promovidos pela Federação das Indústrias do Amapá (Fieap), que enxerga na ampliação da ALCMS uma oportunidade concreta de expansão econômica. Segundo José Adriano, o contato com o presidente da entidade, Franck de Almeida, ocorreu de forma imediata após ele identificar o potencial estratégico do projeto. Em entrevista ao programa “Togas e Becas”, da Diário FM 90,9, o parlamentar destacou Franck como uma das principais referências da indústria na Região Norte.

A inclusão de Mazagão na área de livre comércio permitiria ao governo do Amapá ampliar o Distrito Industrial, fortalecer a zona portuária e impulsionar cadeias produtivas estratégicas, como a bioeconomia florestal, a mineração e o agronegócio. José Adriano também avaliou que o estado vive um momento político favorável, impulsionado pela bioeconomia, pela perspectiva de exploração de petróleo e pela forte representação parlamentar em Brasília, fatores que podem ajudar a destravar projetos estruturantes e gerar emprego e renda na região.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre