Antonia Sales alerta para exclusão da estrada de Pucallpa nas rotas de integração sul-americana

Durante a sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) nesta quarta-feira, 10, a deputada estadual Antonia Sales (MDB) fez um apelo em prol da integração entre Cruzeiro do Sul, no Acre, e Pucallpa, no Peru. A parlamentar defendeu que os esforços sejam unidos para incluir essa rota na discussão do governo federal sobre a integração das rotas sul-americanas.

Segundo Antonia, a falta de integração entre essas regiões mantém a fronteira estagnada, impedindo o desenvolvimento e condenando a população à miséria. Ela ressaltou que a distância entre as cidades é pequena, pouco mais de 100 quilômetros, e que a integração beneficiaria não apenas Cruzeiro do Sul, mas também outros municípios do Vale do Juruá.

“Nós do Vale do Juruá queremos essa integração há mais de 30 anos. Nem sequer via aérea nós temos. Nós estamos isolados para ficar na eternidade. Não vamos admitir isso. São nove municípios. Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima já tem a estrada. Então, são só 100 quilômetros de Mâncio Lima até o Peru e 110 para o Peru fazer. Eles estão dispostos a fazer. O que estamos esperando, deixando mais da metade dos municípios de fora? Podendo usar a floresta amazônica, vão passar por dentro das cordilheiras”, afirmou a deputada.

Rotas de integração

As declarações de Antonia se somam às preocupações levantadas pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez. Nesta terça-feira, 09, em um documento entregue à ministra Simone Tebet, Assuero defendeu a inclusão da rodovia de Pucallpa nas rotas de integração: “Essa estrada também faz parte da necessidade de novas rotas”, ressaltou.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre