Antônia Sales discute tratativas e voos entre Pucallpa e Cruzeiro do Sul em reunião no Peru

A deputada estadual Antônia Sales (MDB) segue agenda representando à Assembleia Legislativa do Acre no Peru para debater a retomada das tratativas entre as autoridades políticas da região. A parlamentar foi recebida pelo governador regional do Estado de Ucayali, Manuel Gambini Rupay e pela prefeita da cidade de Pucallpa, Janet Vásquez, além de autoridades da Câmara de Comércio da região, representantes do Ministério das Relações Exteriores e demais setores do governo federal peruano.

O governador de Ucayali, disse que a ligação entre as duas regiões não é mais um sonho, mas uma realidade, e se faz necessário voltar as tratativas entre os dois países para que tudo seja realmente colocado em prática com a construção da rodovia ligando o Juruá aos estados peruanos. “Digo sempre que Ucayali será uma futura Roma, temos quatro rodovias que chegam aos portos peruanos no pacífico e que estará inaugurando um ainda maior, que é o Porto de Chancay que será o maior da América Latina. Ou seja, todos os caminhos chegam e sai de nosso Estado. Temos que aproveitar esse momento que reúne todas as condições para realizarmos essa integração”, destacou Manuel Gambini.

Janet Vásquez relatou que todas as autoridades peruanas precisam se unir, para que as regiões possam garantir essa ligação entre o Juruá e Ucayali passando por Pucallpa. “Agradecemos a deputada Antônia Sales por nos trazer boas notícias de que a classe política do Brasil e principalmente dos estados da Amazônia brasileira tem o objetivo de concretizar este tão sonhado projeto de unirmos nossas regiões. Estamos preparados para abraçar e lutar por essa integração, contém com todos nós”, afirmou Vásquez.

A deputada Antonia Sales levou as informações às autoridades peruanas de que os parlamentares acreanos continuam otimistas com a ligação do Juruá com Ucayali. 

“Estamos aqui no Peru para trazer boas notícias. Os parlamentares acreanos e da região amazônica formada por 9 estados estão interessados nessa segunda ligação com o Peru, agora pelo Juruá. Estou aqui justamente para também incentivar nossos vizinhos a abraçar esse projeto, que vai atrair relações comerciais, culturais, artísticas, turismo, intercâmbio estudantil, experiências tecnologias e trocas de serviços e da produção agrícola”, explicou Sales. 

A parlamentar acreana ainda debateu sobre as tratativas sobre os voos de pequeno porte entre Pucallpa e Cruzeiro do Sul. “Ouvimos da Elizabeth Castro representante do Ministérios das Relações Exteriores do Peru em Pucallpa, que todos os procedimentos para liberação dos voos estão sendo realizadas e que muitas das tratativas tinham sido paralisadas por conta da COVID-19. Mas todas as documentações estão sendo providenciadas para garantir esta ligação aérea o mais rápido possível”, informou Antônia.

De acordo ainda com o governador de Ucayali as autoridades das quatros regiões que compõe a Amazônia peruana também tem interesse nessa ligação com o Peru pelo Juruá, e querem um grande encontro dos governadores, parlamentares e presidentes dos dois países para concretizar finalmente o projeto que é um sonho de ambos os povos.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre