Antonia Sales diz que encontro com autoridades Peruanas e assinatura de cooperação é o início da integração esperada por décadas

O teatro dos Naus em Cruzeiro do Sul foi palco do encontro das autoridades do Acre e os prefeitos do estado Peruano de Ucayali que assinaram o termo de cooperação regional. A deputada Antonia Sales (MDB) que tem naturalidade peruana mais vive no Brasil a cerca de 47 anos, destacou a importância do evento que tem o objetivo de consolidar a integração Brasil e Peru também pela região do Juruá.

De acordo com a deputada o encontro com a presença dos prefeitos da região de Ucayali e as autoridades acreanas fortalece as intenções dos dois países e Estados.

“Esse encontro e a assinatura do termo de cooperação vem reafirmar nossos interesses de décadas em integrar nossos povos economicamente, culturalmente e socialmente. Tenho dupla nacionalidade e sempre sonhei com essa união. No Brasil temos feito muito para que essa integração seja realizada. Atualmente, temos o apoio de todos os deputados estaduais do Acre e agora com a presença do governador nesse evento, consolidamos esta união em torno deste projeto”, destacou Sales.

Para a emedebista é preciso garantir também que toda a bancada federal esteja nesse mesmo intuito, buscando junto ao governo federal destravar as burocracias para que tenhamos o mais rápido possível a liberação dos voos Rio Branco/Cruzeiro do Sul/Pucallpa e demais regiões Acre/Ucayali.

“Nos encontros do Parlamento Amazônico que reúne os parlamentares de toda nossa região da Amazônia Legal temos debatido a integração com os países fronteiriços e aqui na fronteira com o Peru, queremos essa união, através da estrada/carreteira, dos rios e também o tráfego aéreo”, ressaltou a deputada.

Sales disse ainda que a rota pela BR 317 também denominada estrada do Pacífico que liga o Brasil ao Peru pela região do Vale do Acre, saindo de Assis Brasil até Porto Maldonado em Madre de Dios até Lima, tem uma uma distância de 2.225 quilômetros de Rio Branco ao Porto de Chancay.

Segundo a deputada, o percurso da estrada do Pacífico é uma linha turística dada as dificuldades existentes de logística e a passagem pelo longo trajetos das Cordilheiras. “Prova disso é que até hoje tem inviabilizado muitas transações comerciais entre os dois países. Por outro lado a distância entre Rio Branco indo pelos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, cidade de Pucallpa até Porto de Chancay no Peru tem uma distância de 1.529km. Ou seja, 695 quilômetros a menos que essa rota turista denominada Estrada do Pacífico”, explicou Sales.

A comitiva peruana que veio ao Acre era composta pela prefeita de Pucallpa capital de Ucayali, Janeth Castagne Alcalde; prefeito de Atalaia, Francisco de Asis Mendonza; corregedora provincial de Coronel Portillo-Pucallpa, Bessie Aida Bermudez Peña; diretora de Câmara de Comércio, Nancy Elizabeth Garcia Grandez e a diretora Técnica de Cooperação Internacional Regional de Ucayali, Clara Mera de Diaz.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre