ANTT veta unificação de rotas que atenderiam a Região Norte

Empresa teve três solicitações de operação conjunta rejeitadas por descumprir regras regulatórias.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) negou três pedidos da Eucatur para integrar trechos e realizar operações conjuntas no Norte do país. As decisões foram publicadas nesta terça-feira (18) e reforçam uma série de indeferimentos recentes aplicados pela Superintendência de Serviços de Transporte de Passageiros (SUPAS).

O primeiro pedido rejeitado foi o da linha Colatina/ES – Porto Velho/RO, que pretendia integrar o trecho Vilhena/RO – Porto Velho/RO. Em seguida, outro pedido para a mesma rota, porém em prefixo distinto, também foi negado pela ANTT. A terceira negativa envolveu a tentativa de unificação entre Pimenta Bueno/RO – Rio Branco/AC e o trecho Vilhena/RO – Porto Velho/RO.

Em todas as decisões, o órgão regulador destacou o mesmo motivo: a inobservância das regras da Resolução 6.033, que estabelece os critérios para autorizações e operações interestaduais. A norma tem sido determinante nos recentes vetos aplicados às transportadoras.

A Eucatur atua tradicionalmente no eixo Porto Velho – Vilhena – Pimenta Bueno, um dos mais movimentados da Amazônia Ocidental. As integrações solicitadas buscavam otimizar viagens e ampliar conexões com municípios de Rondônia e Acre, mas não atenderam às exigências técnicas previstas pela ANTT.

Com as negativas, a empresa permanece autorizada a operar suas linhas atuais, porém fica impedida de unificar trechos ou realizar novas operações conjuntas até que eventuais pedidos futuros estejam integralmente adequados às normas regulatórias. Com informações do Diário do Transporte.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre