Comércio varejista do Acre recua em maio, mas mantém crescimento no acumulado do ano.
O volume de vendas do comércio varejista no Acre registrou queda de 0,3% em maio de 2025, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A retração acontece após dois meses consecutivos de crescimento, com altas de 1,7% em abril e 0,1% em março.
Apesar da leve queda, o desempenho do setor continua positivo no acumulado do ano, com crescimento de 2,1% entre janeiro e maio. Em relação a maio de 2024, o comércio acreano teve avanço de 2,8%, e no acumulado dos últimos 12 meses, o volume de vendas subiu 3,6%.
No comércio varejista ampliado — que inclui também os setores de veículos, motos, partes e peças, além de materiais de construção — o recuo mensal foi maior, chegando a 0,6%. Mesmo assim, houve crescimento de 2,3% em relação a maio do ano passado, e altas de 1,3% no acumulado do ano e 2,6% em 12 meses.
Comparativo nacional
No cenário nacional, o comércio varejista apresentou recuo de 0,2% em maio frente a abril, com uma média móvel trimestral de 0,1%. Já em comparação com o mesmo mês de 2024, o setor registrou alta de 2,1%, com avanço de 3,0% no acumulado dos últimos 12 meses.
Já o varejo ampliado no Brasil teve um desempenho melhor, com alta de 0,3% em maio, crescimento de 1,1% na comparação anual e 2,4% de avanço em 12 meses.
Maioria dos estados teve queda
Entre as 27 unidades da federação, 20 registraram queda nas vendas do comércio varejista entre abril e maio. Os piores desempenhos foram observados em Tocantins (-3,5%) e Rio Grande do Norte (-2,3%).
Apesar do recuo pontual em maio, os dados mostram que o comércio acreano segue com trajetória de crescimento no ano, mantendo uma tendência positiva em relação ao desempenho nacional.