Ataque em plena festa: prefeito mexicano é assassinado diante da população

O prefeito da cidade mexicana de Uruapan, Carlos Manzo Rodríguez, foi assassinado a tiros na noite deste sábado (01/11) durante a tradicional Festa das Velas, realizada na praça central da cidade, no estado de Michoacán região marcada pela forte atuação do crime organizado.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do México, o ataque ocorreu por volta das 20h, quando Manzo retornava ao evento para tirar fotos com crianças fantasiadas, minutos após ter participado da cerimônia de acendimento de velas. Dois suspeitos foram presos e um terceiro agressor foi morto durante a ação.

Conhecido como “El del Sombrero”, Manzo era prefeito desde setembro de 2024 e já havia sido deputado federal pelo partido Morena entre 2021 e 2024. Durante sua gestão, denunciou constantemente o poder de grupos criminosos como o Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG), La Nueva Familia Michoacana e Los Viagras, que disputam o controle da região.

Em resposta ao crime, a presidente Claudia Sheinbaum convocou uma reunião de emergência com o gabinete de segurança nacional, envolvendo os ministérios do Interior, Defesa, Marinha e a Guarda Nacional, para acompanhar as investigações e reforçar a segurança em Michoacán.

O assassinato reacende a preocupação com a escalada da violência contra líderes locais e a influência dos cartéis nas cidades mexicanas. Com informações do portal Metrópoles.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre