Bolsonaro critica governadores por disputa sobre cobrança do ICMS

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a postura de alguns governadores do país na disputa sobre a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As declarações aconteceram durante solenidade nesta sexta-feira, 1º, em visita de obras do Rodoanel em Feira de Santana (BA).

No começo da semana, 12 governadores acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei federal que limitou a cobrança do ICMS sobre combustíveis, energia, transporte coletivo e comunicações.

Assinaram a nova medida judicial os governadores de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e do Distrito Federal.

Na semana passada, o mesmo grupo, representado pelo Colégio Nacional de Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg), já tinha ingressado com ação contra a lei completar que estabeleceu a unificação das alíquotas do tributo sobre combustíveis.

“Começou conosco, reduzindo ou zerando os impostos federais. Agora, chegou a vez de os 27 governadores do Brasil”, comentou Bolsonaro, nesta sexta-feira, em Feira de Santana.

“Uma lei sancionada por nós estabeleceu o teto para os impostos estaduais. A maioria dos governadores começou a reduzir os impostos estaduais. Infelizmente, os nove governadores do Nordeste entraram na Justiça contra a redução de impostos estaduais.”

Aproveitando a interação com o público baiano, Bolsonaro fez uma provocação direcionada ao governador do Estado, o petista Rui Costa.

“Não querem colaborar com o povo; cada vez mais extorquir o contribuinte brasileiro. Doze governadores entraram na Justiça. Desses 12, todos os nove do Nordeste, inclusive o da Bahia. Mas a força da lei se fará presente. Essa redução se fará de uma forma ou de outra.”

Por fim, o presidente destacou que todos os senadores do PT votaram contra a redução de impostos. “Eles dizem que defendem o povo, mas na verdade usam da população”, disse.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre