Bolsonaro diz que ‘Lula é genocida’ por fala sobre aborto

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira, 11, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um “genocida de inocentes” por defender o aborto no Brasil.

Na última quarta-feira, 6, o petista afirmou que “todo mundo” deveria ter direito ao aborto. Após a repercussão negativa, o ex-presidente voltou atrás e afirmou ser pessoalmente contra, mas a favor de que mulheres possam fazer.

“O Lula também quer transformar o aborto como se fosse você vai no dentista para tirar um dente ou você vai no médico para fazer um aborto e é a mesma coisa. Ele não tem qualquer respeito com a vida humana. O Lula é o genocida de inocentes quando prega abertamente o aborto no Brasil”, disse em entrevista à Rádio Liberal, do Pará.

Bolsonaro também criticou Lula por ser contra o armamento da sociedade civil. “Ele quer retirar a arma de fogo das mãos das pessoas de bem”, disse.

Inquérito

O chefe do Executivo também chamou de “ato antidemocrático” as declarações do ex-presidente em que sugeriu a trabalhadores e movimentos sindicais “mapear endereços” das casas dos deputados para cobrar os congressistas e seus familiares.

“Isso não é de agora que o PT pretende fazer isso daí pela intimidação. [Para] eles, estão certos e têm que fazer o que eles querem, senão vão atazanar a vida da sua família. Isso é uma interferência. Isso é um crime. Isso é um ato antidemocrático. Alexandre de Moraes, isso é um ato antidemocrático. Alexandre de Moraes, vai ficar quieto? Vai ficar quieto? É contra isso que nós lutamos”, declarou.

MST

Na entrevista, o presidente também externou o desejo de avançar com a ideia de liberar terras indígenas para produção agrícola e mineração, inspirada em políticas de outros países.

“As pessoas são usadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para invasões e outras coisas ilegais”, disse. “No meu governo, as invasões têm ficado abaixo de dez por ano, em outros anos eram dez por mês. A cessão de terras indígenas pode ser revertida para o bem-estar da própria família. A terra é valorizada de forma imediata, e esses produtores podem ter acesso aos recursos de bancos.”

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre