Nesta sexta-feira (13), o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu ao pedido do governo federal, e concedeu liminar para suspender parte da política dos estados relacionada à cobrança do ICMS sobre o óleo diesel.
“Essa vitória de hoje, a vitória do bem contra a ganância ajuda todos nós”, comemorou Bolsonaro durante a Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Campos de Jordão (SP) e na qual foi homenageado.
“Ajuizamos uma ação no Supremo Tribunal Federal, e lá eu tenho dois ministros indicados por mim. Então a chance é de 20%. E papai do céu nos ajudou. Hoje pela manhã ajuizamos a ação, caiu com o ministro André Mendonça e com total isenção ele deferiu a liminar”, disse o presidente.
“Espero que o pleno [do STF] ratifique isso [a decisão de Mendonça]”, complementou o presidente. A questão agora será analisada pela Corte.
Bolsonaro vem criticando a política de preços da Petrobras. No último dia 6 de maio, o presidente pediu que a estatal não voltasse a reajustar os valores dos combustíveis.
Classificando os lucros da como um “estupro”, Bolsonaro disse que a estatal pode levar o Brasil empresa à falência e causar o que ele chamou de “convulsão nacional”.