O presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza), agradeceu ao Brasil por custodiar a embaixada argentina na Venezuela. Em publicação no X, Milei afirmou que os “laços de amizade entre a Argentina e o Brasil são muito fortes e históricos”.
Milei explicou que a equipe diplomática argentina teve que deixar Caracas devido a uma retaliação do presidente Nicolás Maduro, após a Argentina condenar as eleições venezuelanas de domingo, 28, como fraudulentas. “Não tenho dúvidas de que em breve reabriremos nossa embaixada em uma Venezuela livre e democrática”, afirmou Milei.
O Brasil assumiu a representação diplomática argentina em Caracas após Maduro expulsar os diplomatas de sete países latino-americanos. Além da Argentina, o Brasil também custodiará a embaixada do Peru. O papel do Brasil incluirá custodiar instalações e arquivos e assegurar a segurança de seis argentinos abrigados na embaixada argentina.
Na quarta-feira, 31, a polícia venezuelana cercou a sede diplomática argentina. Em vídeo, um dos abrigados relatou que os cabos de energia foram cortados na noite anterior.